logo RCN

Empresários catarinenses avaliam impactos da guerra na Ucrânia em SC

Sanções praticadas à Rússia afetam preço dos alimentos e combustíveis no Brasil, que devem subir

As entidades representantes do agronegócio de Santa Catarina estão preocupadas com os impactos que o conflito entre Rússia e Ucrânia, no leste europeu, podem causar no preço dos alimentos, tanto estadualmente, quanto no cenário nacional. Os impactos acontecem, principalmente, pelas sanções praticadas à Rússia e pela importância da Ucrânia para o agronegócio mundial.

O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri, destaca que grande parte dos fertilizantes que o Brasil utiliza são importados da Rússia e Bielorrúsia. Pela alta demanda mundial, pode faltar fertilizantes em Santa Catarina no segundo semestre, quando começa a próxima safra.

Para o diretor-geral do Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne) e da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), Jorge Luiz de Lima, além da preocupação humana com o conflito, também há preocupações comerciais.

No que se refere à proteína animal, o diretor enfatiza o aumento do dólar e dos combustíveis fósseis, que refletem no preço do frete e, consequentemente, no valor de comercialização destas mercadorias. O aumento do preço de cereais como milho, que é base da ração da alimentação dos animais, também é uma preocupação do setor.

Declaração do Imposto de Renda pode ser feita a partir de hoje até 29 de abril Anterior

Declaração do Imposto de Renda pode ser feita a partir de hoje até 29 de abril

Mais de 50 empresas confirmam presença em curso promovido pela Aciva Próximo

Mais de 50 empresas confirmam presença em curso promovido pela Aciva

Deixe seu comentário