logo RCN

Momento histórico: Irmãs Beneditinas repassam hospital para o município

Há 86 anos a congregação atua no município de Nova Veneza e em 1991 o patrimônio havia sido repassado para as irmãs


Nova Veneza viveu um dia histórico, neste domingo (23), no ato de transmissão do patrimônio do Hospital São Marcos à Prefeitura do município. A Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência desde 2020 manifestou o interesse ao poder executivo de que o espaço retornasse para o comando da administração municipal. Desta forma, a cidade tem a partir de agora, o domínio de 29 mil metros quadrados de construção.

Foi no Hospital São Marcos, que as irmãs promoveram os seus primeiros trabalhos no Brasil, quando chegaram da Itália em 1936. A Madre Geral da Congregação, a Irmã Lídia Maria Girotto, fala do legado que as religiosas deixam para as futuras gerações. "Foram muitos fatos positivos e negativos ao longo da nossa história, à frente do hospital, mas todas as irmãs acolheram e cuidaram da vida de milhares de pessoas durante todos estes anos. E o mais importante não são as paredes, mas sim as vidas que foram salvas e cuidadas em Nova Veneza", afirma.

Durante os atos, foram realizadas homenagens para as irmãs que atuaram e atuam em Nova Veneza, uma placa com fotos históricas e uma mensagem de agradecimento foi instalada em uma das paredes do hall hospital, eternizando o momento. "Elas dedicaram uma vida para Nova Veneza e toda uma região, que vem sendo atendidos no hospital. E sabemos que onde as irmãs estão atuando, tudo é feito com muito carinho e atenção. Por isso, é nosso compromisso em nos esforçarmos ainda mais para seguir em frente com a história do hospital. Nós queremos fazer dele uma referência que já foi no passado. Esta é uma das obras mais importantes que temos na nossa cidade", afirma o prefeito Rogério Frigo.

"As irmãs poderiam fazer o que bem entendessem com o prédio, mas elas tiveram a gratidão falaram que a obra física era o que menos importava. Elas queriam que o cuidado, a atenção com a vida das pessoas continuassem e assim vamos fazer, vamos manter e dar toda a atenção que o hospital merece e que as irmãs dedicam ao longo de tantos anos", enfatiza Frigo.

Investimentos a partir de agora

O município continua trabalhando para melhorar o funcionamento do Hospital. Atualmente a parte de atendimento, exames e cirurgias, são realizadas pelo Instituto Maria Schmitt (IMAS). A prefeitura repassa um valor mensal para manter os serviços de urgência e realiza aquisições de equipamentos como raio-x e melhorias na estrutura. "Estamos iniciando uma revitalização da parte externa do prédio e estamos trabalhando para buscar mais recursos e deixar o hospital como referência na região. Inclusive, estamos na expectativa de que o Ministério da Saúde libere a construção de 10 leitos de UTI, que será de extrema importância para podermos realizar muito mais atendimentos aqui em Nova Veneza", revela o chefe do executivo.  

Amanhã será dia do evento do Outubro Rosa em Timbé do Sul Anterior

Amanhã será dia do evento do Outubro Rosa em Timbé do Sul

Prefeitura de Nova Veneza irá assumir Hospital São Marcos Próximo

Prefeitura de Nova Veneza irá assumir Hospital São Marcos

Deixe seu comentário