logo RCN

Sipat no Samae de Araranguá

Testes de visão e de Hepatite C são destaques na programação


Dezenas de servidores do SAMAE e pessoas da comunidade realizaram, na tarde de ontem, dia 24, testes rápidos ofertados durante a programação alusiva à primeira Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT). O evento, que é promovido de maneira inédita pela CIPA da autarquia, e segue até sexta-feira, dia 26, com uma série de atividades no auditório localizado junto à unidade administrativa da autarquia - Rua Iracy Luchina, nª 711, Bairro Urussanguinha.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde - que integra o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) - realiza testes de Hepatite C, uma doença infectocontagiosa que causa inflamações e infecções no fígado. Em alguns casos podem até evoluir para cirrose hepática ou câncer de fígado. É considerada uma doença silenciosa, pois pode não apresentar sintomas. A enfermeira Tiane Ramos do Canto; a Técnica em Enfermagem, Maria das Graças da Rosa e a farmacêutica Janiere Dassoler, além de providenciarem os testes rápidos, também divulgaram o trabalho do SAE, cuja sede fica situada nos fundos da Unidade Central de Saúde Bom Pastor. No Serviço de Atendimento Especializado, os testes de doenças como Hepatite, Sífilis, HIV, são feitos todas as quartas e quintas-feiras, bastando o paciente levar um documento com foto.

Já o Mercadão dos Óculos - parceiro do evento - realizou testes de visão, com a colaboradora Talia Garcia operando o aparelho Robô Adam. A ação teve boa aceitação. Neste procedimento, o diferencial foi o uso da tecnologia, pois o robô tem a capacidade de conduzir o exame, perguntando questões como o nome do paciente e se ele enxerga as linhas. Em ambas as avaliações - dependendo do resultado, os pacientes foram encaminhados para realizar exames mais amplos ou iniciar tratamento.

A programação prevê para hoje, quarta-feira, dia 25, aulas de ginástica laboral em dois períodos: das 12h às 13h, das 13h às 14h. Já na quinta-feira, dia 26, é a vez do adestrador Evandro Reis, da Clínica Veterinária Pelos e Patas, proferir palestra sobre o tema: "comportamento canino", a partir das 17 horas.


Carnês de IPTU disponíveis Anterior

Carnês de IPTU disponíveis

Gaivota tem final de semana com festa alemã na Beira Mar, show nacional e prova de ciclismo Próximo

Gaivota tem final de semana com festa alemã na Beira Mar, show nacional e prova de ciclismo

Deixe seu comentário