COMUNICADO

Ao que se pode observar, o fogo atingiu uma área de cerca de 30ha de mata nativa e eucaliptais

Há alguns dias, tem sido observada a presença de fogo com grande emissão de fumaça na área urbana de nossa cidade devido a queima da turfa e fortes ventos. 

A Administração Municipal, juntamente com a Defesa Civil, Bombeiros e a FAMA informam que fizeram um levantamento da área atingida, afim de monitorare identificar as melhores alternativas de controle.  

A Administração Municipal se prontificou em ajudar no combate ao incêndio e disponibilizou maquinário para mexer o solo e resfriá-lo, afim de conter o fogo com maior rapidez. 

Ao que se pode observar, o fogo atingiu uma área de cerca de 30ha de mata nativa e eucaliptais, não sendo possível identificar a causa do incêndio. Segundo informações de moradores da região, o fogo ocorreu provavelmente por ação humana.


O Corpo de Bombeiros de Araranguá vem monitorando a região desde quinta-feira (11/11/2021). É importante destacar que a região é caracterizada pela presença de solo turfoso, que são restos de vegetação em maior ou menor estado de decomposição que se acumulam em ambientes saturados de água. Em um período de calor e de estiagem, estes locais queimam com bastante facilidade, e tem seu controle bastante difícil devido ao processo de queima ocorrer abaixo do solo e as áreas em questão serem de difícil acesso. 

As chuvas previstas nas próximas horas deverão amenizar a situação, caso contrário poderemos sofrer com o problema por mais alguns dias. 


As investigações continuarão a ser realizadas, e quem tiver informações sobre possíveis responsáveis, podem entrar em contato de forma anônima com a FAMA pelo telefone 048-39031879. Se observarem situações de risco, entrem em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou Defesa Civil pelo 199.


Entenda mais:

A turfa é um material orgânico, proveniente da decomposição de vegetais, e que pode atingir de 1 a 2 metros de profundidade. 

O incêndio acontece no subsolo, abaixo da camada de terra, desta maneira, se torna mais difícil o controle do incêndio.




Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963