logo RCN

Prefeitura de Nova Veneza irá assumir Hospital São Marcos

O ato de repasse do patrimônio será realizado no próximo domingo (23) com missa de ação de graças


Desde o ano de 2021 a Prefeitura de Nova Veneza iniciou as tratativas com a Associação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência, para que a estrutura do Hospital São Marcos retornasse para o município. E esta iniciativa será concretizada no próximo domingo (23), quando as religiosas entregam de forma oficial ao poder executivo, 23 mil metros quadrados do patrimônio.

A falta de pessoas para manter a estrutura foi uma das causas da desistência da Associação. Ainda, as irmãs continuam detendo 56 mil metros quadrados da estrutura que compõem o patrimônio. "Desde a metade do ano passado, as irmãs demonstraram interesse em devolver a estrutura para o município. E nós sabemos da importância do hospital para o município e região, por isso resolvemos aceitar a proposta e vamos ser responsáveis, novamente, pelo patrimônio", afirma o prefeito Rogério Frigo.

O evento do próximo domingo terá início às 9h30, com uma missa de ação de graças, além da inauguração de uma placa em homenagem às irmãs que por 32 anos se dedicaram em preservar a história e estrutura do local. "Agradecemos muito o empenho e dedicação da Associação que tem uma história linda no Brasil e na nossa região, de amor e dedicação às pessoas. Entendemos a posição das irmãs e agora vamos dar continuidade no trabalho da melhor forma para que o Hospital São Marcos volte a ser referência em atendimento na nossa região", pontua Frigo.

História

Em 11 de novembro de 1990, foi feita a doação completa do patrimônio às Irmãs, pelo prefeito Élzio José Milanez. Desta data em diante, as religiosas sempre continuaram investindo nesta obra, pois foi o berço da Congregação no Brasil.

Ao longo de sua história, o Hospital São Marcos sofreu muitas modificações, tanto em sua estrutura física como também no seu sistema de saúde. Era um hospital filantrópico, de caráter religioso, sem fins lucrativos e lutava com dificuldades para dar atendimento a todos que o procuravam.

Atualmente, o município conta com um contrato com o Instituto Maria Schimitt (IMAS), que faz a gestão de atendimentos do Hospital, garantindo pleno funcionamento. Atendendo a comunidade com exames, cirurgias e com atendimentos através do Sistema Único de Saúde (SUS) e particulares.

--

Momento histórico: Irmãs Beneditinas repassam hospital para o município Anterior

Momento histórico: Irmãs Beneditinas repassam hospital para o município

Outubro Rosa: Exames e ações informativas são realizadas em Balneário Arroio do Silva Próximo

Outubro Rosa: Exames e ações informativas são realizadas em Balneário Arroio do Silva

Deixe seu comentário