logo RCN

Meleiro Institui Junho Vermelho como mês dedicado à campanha de incentivo à doação de sangue

O mês de Junho Vermelho passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município


No Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de Junho, o Município de Meleiro celebra a sanção da Lei 1.885/2022, de incentivo ao JUNHO VERMELHO, como o mês o de doadores de sangue no âmbito do Município de Meleiro, projeto de autoria da vereadora Morgana de Almeida Figueiredo, aprovado na Câmara e sancionado pelo Prefeito Eder Mattos, no dia 13 de Junho de 2022. Para marcar o dia 14 de Junho, data consagrada ao Doador de Sangue, o Grupo Doadores de Meleiro, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no sábado, 11, uma ação para encaminhar 14 doadores até o HEMOSC de Criciúma e mais quatro doadores que foram no dia 14 de Junho.

A lei Junho Vermelho

Conforme determina a Lei, será priorizado no mês JUNHO VERMELHO, a conscientização da população sobre a importância da doação de sangue, nas escolas, clubes de mães, grupos de danças, entre outros; O estímulo à realização da doação de sangue; O incentivo aos órgãos da Administração Pública Municipal, empresas, entidades de classe, associações, federações e à sociedade civil organizada para se engajarem nas campanhas de incentivo.

O mês de Junho Vermelho passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município. Durante o mês haverá ações de conscientização junto à população, através de procedimentos informativos, educativos, organizativos, palestras, audiência pública e conferências, a fim de que a sociedade possa conhecer melhor o assunto e debater sobre iniciativas de apoio à doação de sangue. O Poder Executivo Municipal também poderá firmar parcerias com a iniciativa pública ou privada, pessoas físicas ou jurídicas, entidades religiosas e universidades, para realização e organização do "Junho Vermelho".

A vereadora Morgana Figueiredo, além de mentora do projeto também integra o grupo Doadores de Meleiro, que tem incentivado muitas pessoas a participarem de campanhas de doação de sangue no Hemosc de Criciúma, com apoio da Secretaria de Saúde do Município.

"Como prefeito de Meleiro, sinto-me honrado em sancionar a Lei Junho Vermelho, em reconhecimento pelas ações voluntárias de jovens lideranças que se destacam nas atitudes em prol das famílias que necessitam de doação de sangue", disse o prefeito Eder Mattos.


Mec realizou nova visita de monitoramento do curso de Medicina Anterior

Mec realizou nova visita de monitoramento do curso de Medicina

Turvo terá todas as unidades de saúde em sedes próprias Próximo

Turvo terá todas as unidades de saúde em sedes próprias

Deixe seu comentário