Turvo atinge dobro da meta de doadores de sangue

De 15 turvenses doadores em 2019 já são 727 doadores em 2021

O projeto Doadores de Turvo mobilizou 6% da população a fazer sua doação de sangue em 2021. Com 727 doações atingidas em dezembro, a meta foi dobrada e o município consegue um fato inédito no Brasil com um grande número de voluntários ultrapassando a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que 3% da população seja doadora. 

As organizadoras do projeto, Elaine Salvaro e Maiára Saccon, contam que o projeto completou um ano em outubro e os desafios fazem com que haja uma mobilização maior entre as pessoas. Destacam que o grande objetivo do Doadores de Turvo é incentivar e mostrar a importância da doação de sangue. Neste período várias pessoas entenderam e cuidaram de sua saúde para contribuir com o próximo, procurar mais doadores e ajudar a quem precisa.

Elaine e Maiára constatam que mesmo com metas e incentivo dos brindes e camisetas, houve períodos de bastante dificuldades em fechar turmas, mas que ao longo de todo ano foi possível manter grupos saindo do município e indo até o Hemosc em todas as semanas. 

Para elas, é o importante é esta mobilização que resulta em contribuir com as pessoas, já que cada doador contribui com outras quatro pessoas. Agradecem a todos que auxiliam para o sucesso das doações e destacam que o objetivo em 2022 é continuar a divulgar e trabalhar pela causa. 

De 15 turvenses doadores em 2019 já são 727 doadores em 2021. Para estimular ainda mais neste ano, ao final deste semestre será sorteado entre os que doaram um voo de balão, um vale gasolina e uma bicicleta.




Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963