Novembro Azul recebe destaque

O chamamento do Novembro Azul é para que haja a prevenção pela saúde do homem

O chamamento do Novembro Azul é para que haja a prevenção pela saúde do homem, em especial ao câncer de próstata. Turvo tem realizado ações de informação, com entrevistas dos médicos, orientações nas unidades de saúde e a realização de uma carreata.

O secretário de Saúde, José Tadeu Arceno, explica que a cada mês há chamamentos para que a população cuide da saúde e trabalhe a prevenção. Novembro está azul para o enfrentamento ao câncer de próstata e importância dos homens fazerem exames. "Este ano o INCA (Instituto Nacional do Câncer) prevê 68 mil casos no Brasil e isto assusta. A cada hora são sete homens que recebem o diagnóstico", aponta. 

A principal atividade trabalhada em Turvo é a informação. "Os médicos estão semanalmente nos veículos de comunicação falando da importância dos exames e prevenção da saúde masculina. Em todas as unidades de saúde tem médico e que fazem a análise. Ainda encaminham os exames necessários. A preocupação é grande em prevenção", pontua Tadeu.

O secretário lembra que é necessário desmitificar o assunto. "É investimento de tempo procurar o médico. Desmitificar ainda o tabu sobre o exame do câncer de próstata. Aas campanhas tem resultado em avanços". Tadeu cita que a carreata no sábado, dia 13, foi mais uma forma de chamar atenção. 

O secretário observa que o câncer de próstata é uma doença que o diagnóstico precoce é fundamental e traz um percentual de cura bastante alto. "O caminho é o diagnóstico precoce. Se houve sintoma procurar médico".

 O prefeito, Sandro Cirimbelli, parabeniza a todos que participaram da carreata e incentiva a todos os homens a procurarem as unidades de saúde e realizarem seus exames.




Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963