Momento histórico: Irmãs Beneditinas repassam hospital para o município

Há 86 anos a congregação atua no município de Nova Veneza e em 1991 o patrimônio havia sido repassado para as irmãs


Nova Veneza viveu um dia histórico, neste domingo (23), no ato de transmissão do patrimônio do Hospital São Marcos à Prefeitura do município. A Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência desde 2020 manifestou o interesse ao poder executivo de que o espaço retornasse para o comando da administração municipal. Desta forma, a cidade tem a partir de agora, o domínio de 29 mil metros quadrados de construção.

Foi no Hospital São Marcos, que as irmãs promoveram os seus primeiros trabalhos no Brasil, quando chegaram da Itália em 1936. A Madre Geral da Congregação, a Irmã Lídia Maria Girotto, fala do legado que as religiosas deixam para as futuras gerações. "Foram muitos fatos positivos e negativos ao longo da nossa história, à frente do hospital, mas todas as irmãs acolheram e cuidaram da vida de milhares de pessoas durante todos estes anos. E o mais importante não são as paredes, mas sim as vidas que foram salvas e cuidadas em Nova Veneza", afirma.

Durante os atos, foram realizadas homenagens para as irmãs que atuaram e atuam em Nova Veneza, uma placa com fotos históricas e uma mensagem de agradecimento foi instalada em uma das paredes do hall hospital, eternizando o momento. "Elas dedicaram uma vida para Nova Veneza e toda uma região, que vem sendo atendidos no hospital. E sabemos que onde as irmãs estão atuando, tudo é feito com muito carinho e atenção. Por isso, é nosso compromisso em nos esforçarmos ainda mais para seguir em frente com a história do hospital. Nós queremos fazer dele uma referência que já foi no passado. Esta é uma das obras mais importantes que temos na nossa cidade", afirma o prefeito Rogério Frigo.

"As irmãs poderiam fazer o que bem entendessem com o prédio, mas elas tiveram a gratidão falaram que a obra física era o que menos importava. Elas queriam que o cuidado, a atenção com a vida das pessoas continuassem e assim vamos fazer, vamos manter e dar toda a atenção que o hospital merece e que as irmãs dedicam ao longo de tantos anos", enfatiza Frigo.

Investimentos a partir de agora

O município continua trabalhando para melhorar o funcionamento do Hospital. Atualmente a parte de atendimento, exames e cirurgias, são realizadas pelo Instituto Maria Schmitt (IMAS). A prefeitura repassa um valor mensal para manter os serviços de urgência e realiza aquisições de equipamentos como raio-x e melhorias na estrutura. "Estamos iniciando uma revitalização da parte externa do prédio e estamos trabalhando para buscar mais recursos e deixar o hospital como referência na região. Inclusive, estamos na expectativa de que o Ministério da Saúde libere a construção de 10 leitos de UTI, que será de extrema importância para podermos realizar muito mais atendimentos aqui em Nova Veneza", revela o chefe do executivo.  


Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963