Meleiro Institui Junho Vermelho como mês dedicado à campanha de incentivo à doação de sangue

O mês de Junho Vermelho passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município


No Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de Junho, o Município de Meleiro celebra a sanção da Lei 1.885/2022, de incentivo ao JUNHO VERMELHO, como o mês o de doadores de sangue no âmbito do Município de Meleiro, projeto de autoria da vereadora Morgana de Almeida Figueiredo, aprovado na Câmara e sancionado pelo Prefeito Eder Mattos, no dia 13 de Junho de 2022. Para marcar o dia 14 de Junho, data consagrada ao Doador de Sangue, o Grupo Doadores de Meleiro, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no sábado, 11, uma ação para encaminhar 14 doadores até o HEMOSC de Criciúma e mais quatro doadores que foram no dia 14 de Junho.

A lei Junho Vermelho

Conforme determina a Lei, será priorizado no mês JUNHO VERMELHO, a conscientização da população sobre a importância da doação de sangue, nas escolas, clubes de mães, grupos de danças, entre outros; O estímulo à realização da doação de sangue; O incentivo aos órgãos da Administração Pública Municipal, empresas, entidades de classe, associações, federações e à sociedade civil organizada para se engajarem nas campanhas de incentivo.

O mês de Junho Vermelho passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município. Durante o mês haverá ações de conscientização junto à população, através de procedimentos informativos, educativos, organizativos, palestras, audiência pública e conferências, a fim de que a sociedade possa conhecer melhor o assunto e debater sobre iniciativas de apoio à doação de sangue. O Poder Executivo Municipal também poderá firmar parcerias com a iniciativa pública ou privada, pessoas físicas ou jurídicas, entidades religiosas e universidades, para realização e organização do "Junho Vermelho".

A vereadora Morgana Figueiredo, além de mentora do projeto também integra o grupo Doadores de Meleiro, que tem incentivado muitas pessoas a participarem de campanhas de doação de sangue no Hemosc de Criciúma, com apoio da Secretaria de Saúde do Município.

"Como prefeito de Meleiro, sinto-me honrado em sancionar a Lei Junho Vermelho, em reconhecimento pelas ações voluntárias de jovens lideranças que se destacam nas atitudes em prol das famílias que necessitam de doação de sangue", disse o prefeito Eder Mattos.





Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963