Maracajá já contabiliza 4.414 pessoas imunizadas, mas alerta para aumento de casos ativos

Mesmo com o avanço da vacina novos casos começaram a surgir

O município de Maracajá contabiliza, segundo o vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde 4.414 pessoas totalmente imunizadas contra o Coronavírus. Contudo, mesmo com o avanço da vacina novos casos começaram a surgir, fazendo com que o Departamento Municipal de Saúde entre em alerta.

Entre os meses de setembro e outubro Maracajá zerou os casos ativos por diversas vezes, assim como o número de óbitos que se manteve em 23 por um bom período. Já este mês, o município chegou a registrar 10 casos ativos e contabilizou uma morte, de uma senhora de 88 anos, com comorbidades e que não havia se vacinado, por opção da família.

O Boletim Informativo da Covid-19 é atualizado diariamente pelo Departamento de Saúde e nesta quarta-feira, dia 17/11, o município contabilizou 07 casos ativos, 15 pessoas estão sendo monitoradas e um paciente segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Araranguá.

Segundo a diretora de Saúde, Michele Constantino Gonçalves, a faixa etária das pessoas infectadas é considerada jovem, até 30 anos, sendo um adolescente, todos já vacinados com a primeira dose. Já o paciente hospitalizado, é um idoso, que já havia recebido as duas doses. "Estes dados mostram a importância da população tomar a vacina, pois mesmo com apenas a primeira dose já percebemos que os sintomas são bem mais fracos, possibilitando o tratamento domiciliar. No caso do senhor, ele chegou a tomar a dose de reforço, mas acabou contraindo o vírus e tem comorbidades", explica.

Para a diretora, o avanço da cobertura vacinal no país trouxe alguns benefícios, mas ainda não foi suficiente para cessar a pandemia. "Mesmo diante de algumas flexibilizações, chamamos a atenção para que as pessoas sigam se protegendo, usando máscara e evitando lugares fechados. Como sempre enfatizamos a prevenção continua sendo a melhor alternativa", disse. Ela salientou ainda que o aumento de casos e óbitos na Europa e na Ásia também deixam um alerta para que seja mantida a manutenção das medidas preventivas.

Dados em Maracajá

O município registra 10.258 doses aplicadas, sendo 5.460 da primeira dose, 4.181 da segunda dose, 233 com dose única e 367 doses de reforço. Já o número de pessoas imunizadas por completo soma 4.414.




Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963