logo RCN

Câmara aprova projeto que estabelece regras para serviço funerário

A permissão do serviço será ofertada por meio da instauração de processo administrativo de chamamento público


A Câmara de Vereadores de Araranguá aprovou na noite desta segunda-feira (07) o Projeto de Lei 035/2022, que dispõe sobre a permissão e regulamentação para a prestação dos serviços funerários no município. O Projeto foi apresentado em uma das sessões do mês de outubro, porém foi solicitado pedido de vistas e o debate não aconteceu na primeira data, já que alguns vereadores tinham dúvidas e sugestões de adequações no PL.

Sabendo da urgência na pauta, já que o município foi notificado pelo Poder Judiciário para licitar e regulamentar o serviço funerário, com possibilidade de pagamento de multa, uma comissão formada pelos vereadores Nelson Soares (PDT), Luiz da Farmácia (PL), Neno Fontoura (PSD), Samuel Nunes, o Samuca (PSD) e pelo vice-presidente da Câmara, Márcio Tubinho (Progressistas) debateram o assunto e uma emenda foi construída para a melhora da proposta do governo.

A comissão defendeu que o serviço público seja feito de modo a garantir a livre concorrência e o melhor atendimento ao cidadão, que fica livre para escolher entre as funerárias estabelecidas no município. A permissão do serviço será ofertada por meio da instauração de processo administrativo de chamamento público por meio de credenciamento, sendo que os credenciados prestarão o serviço dentro das regras estabelecidas pelo município.

Além disso, os serviços funerários em Araranguá somente serão prestados pelas empresas que possuem permissão e estabelecidas no município, ficando expressamente proibido que funerárias de outras cidades exerçam as atividades no município. O PL obriga a funerária de plantão ao atendimento social, ainda autoriza que o Poder Executivo ajude financeiramente com um salário mínimo para despesas de funeral destinado às pessoas carentes do município. 

O vereador Nelson Soares (PDT), um dos membros da comissão, avaliou positivamente o debate e a formatação do debate. "A Câmara cumpriu seu papel em analisar com calma o projeto e decidir o que é melhor para a nossa cidade dentro deste segmento de regulamentação do serviço funerário. Aprovamos um projeto que vai atender primeiro a população e posteriormente os empresários", avalia o vereador.

Mais uma vitória para os eleitos de 2020 Anterior

Mais uma vitória para os eleitos de 2020

Diplomação de eleitos deve ocorrer até 19 de dezembro, informa TSE Próximo

Diplomação de eleitos deve ocorrer até 19 de dezembro, informa TSE

Deixe seu comentário