Resumo

O BOPE desarticulou uma quadrilha responsável por assaltos violentos e sequestros relâmpagos em Criciúma e Forquilhinha. A operação em Palhoça resultou na captura de quatro suspeitos, apreensão de armamento pesado e recuperação de bens, interrompendo uma sequência de crimes na região sul catarinense.

Abordagem e confronto em Palhoça

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) prendeu quatro homens na noite de quinta-feira (29), na Rua Claudiomiro Pisani, em Palhoça, na Grande Florianópolis, após um roubo com sequestro registrado no Sul de Santa Catarina. O grupo é suspeito de cometer crimes em Criciúma e Forquilhinha, onde fizeram um motorista de aplicativo refém para garantir a fuga.

Segundo a Polícia Militar, a guarnição do CATE/BOPE iniciou as diligências após receber informações sobre a movimentação dos criminosos. O grupo, descrito como fortemente armado e utilizando coletes balísticos, foi localizado em deslocamento. Durante a tentativa de abordagem, um dos ocupantes desceu do veículo e tentou fugir a pé portando uma arma de fogo.

Conforme informações da PM, o suspeito apontou a arma em direção aos policiais, que reagiram à ameaça. O homem foi ferido no confronto e encaminhado ao hospital, onde permanece sob custódia e sem risco de morte. Os outros três envolvidos foram detidos no local sem resistência.

Arsenal e itens apreendidos

Com os suspeitos, todos com idades entre 20 e 30 anos e com mandados de prisão em aberto, a polícia localizou um arsenal e materiais utilizados nas ações criminosas. Foram apreendidos:

  • Uma pistola calibre 9mm;
  • Um revólver calibre .44;
  • Munições de diversos calibres;
  • Oito celulares e três balaclavas;
  • Dinheiro em espécie e objetos roubados.

Conexão com crimes em Forquilhinha

Segundo o SCC10, a ocorrência é um desdobramento de um roubo com restrição de liberdade ocorrido na véspera, em Forquilhinha. Naquela ocasião, cerca de oito homens armados invadiram residências e uma oficina, renderam moradores sob ameaças e os obrigaram a realizar transferências bancárias.

Na fuga anterior, três veículos foram levados, dos quais dois já foram recuperados. Os quatro presos na ação desta quinta-feira e todo o material apreendido foram apresentados na delegacia. A Polícia Civil mantém as investigações para identificar e localizar os demais integrantes da organização criminosa.