Visita de pesquisadores proporciona experiência em natural de Morro Grande

Pesquisadores vieram a Morro Grande para pôr em prática projetos de extensão


A Prefeitura de Morro Grande, através do Centro Cultural Pedro Dal Toé, Diretoria Municipal de Turismo e a Secretaria Municipal de Educação, e o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, receberam cientistas atuantes de duas universidades de Santa Catarina.

A primeira foi a Universidade do Estado de Santa Catarina, a UDESC (Florianópolis/SC). Dez pesquisadores do Grupo de Pesquisa BIOGEO, vinculados ao curso de Geografia, vieram na última semana para implantar o projeto de extensão aprovado por edital de pesquisa estadual. Dentre os componentes, três membros fazem parte do Comitê Educativo-Científico do Geoparque e os demais, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos. O Projeto de Extensão visou trabalhar a paisagem do território envolvendo todo o seu contexto cultural e científico. Para tal, foram propostas duas etapas: 

A primeira, destinada aos alunos e professores da rede pública de ensino de Morro Grande, aconteceu no Laboratório de Ciências Humanas e Aplicadas da Escola de Educação Básica Ana Machado Dal Toé. "Encaminhamos muitas fotos para serem selecionadas antecipadamente pelos pesquisadores. Foram escolhidas as que melhor representavam os objetivos de análise científica e cultural para serem trabalhadas pelo grupo com o público", explicou o Coordenador de Cultura do Geoparque, Prof. Me. Mikael Miziescki. A partir destas imagens foram experienciadas inúmeras atividades práticas e teóricas envolvendo mapas, GPS, relevos, rios entrelaçados, demarcação de trilhas, agricultura, dentre outros. "É muito importante, interessante e proveitoso para nós a vinda destes estudiosos ao nosso município. Envolve muitas pessoas que possuem uma visão diferenciada do nosso local, nos trazendo orgulho e novas possibilidades", declarou o prefeito de Morro Grande, Clélio Daniel Olivo.

A segunda etapa aconteceu com a saída de campo à trilha das Paleotocas, na comunidade de Três Barras, e na Queda do Risco. "Não só os pontos de referência em si, mas a trilha, o rio, o relevo e todo o espaço serviram como estudo e forma dos professores trabalharem e tirarem todas as dúvidas para repassarem aos alunos, mostrando um outro prisma. Fomos muito bem acolhidos por todos e isso nos deixou ainda mais encantados com Morro Grande. Nossa intenção é mostrar que Morro Grande tem muito a oferecer", comentou o Coordenador do Projeto de Extensão da UDESC, Prof. Dr. Jairo Valdati.

Reconhecimento patrimonial por pesquisadores da UNIVILLE

Para agregar ainda os estudos acerca do patrimônio cultural, quatro pesquisadores vinculados ao Programa de Mestrado e Doutorado em Patrimônio Cultural e Sociedade, o Laboratório de História Oral e o Curso de História da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), visitaram Morro Grande e Timbé do Sul para identificar os potenciais patrimoniais do território Geoparque. 

A visita iniciou pelo Portal do Palmiro, um dos principais geossítios timbeenses. Em seguida, em solo morrrograndense, o grupo destinou-se a Gruta da Maria José, a Igreja do Rio do Meio, o Museu da Terra e da Cultura de Morro Grande e o Santuário de Santa Gertrudes. "Foi identificado muito material de relevância de pesquisa, como a Gruta Maria José, que é um expoente do patrimônio imaterial do Geoparque. A visita dos pesquisadores destas universidades mostra a importância da nossa paisagem e patrimônio cultural, que possui diversas esferas. Percebemos a gama de potencialidades em locais e saberes que, para nossos olhos, é tão comum e corriqueiro. Esta vinda vislumbra novos horizontes do crescimento e a difusão da ciência em Morro Grande", salientou Mikael. 

Os pesquisadores presentearam o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul com 15 kits educativos intitulados "História Oral na Educação Básica", produzido pelos mesmos. O material está sendo encaminhado aos professores das redes públicas de ensino. "A pesquisa de campo realizada nas cidades de Timbé do Sul e Morro Grande, regiões integrantes do conjunto do Geoparque Caminhos Cânions do Sul, foi uma oportunidade ímpar de identificar as numerosas possibilidades de usos, apropriações e ressignificações dos patrimônios cultural e natural da região. Ao conhecermos de maneira mais aprofundada o patrimônio desses municípios, podemos constatar, in loco, o seu valor excepcional não apenas para a região em que está inserido, mas também para todo o estado de Santa Catarina, o Brasil e, mais amplamente, para diferentes sociedades do planeta, conforme foi reconhecido pela UNESCO. Realmente, trata-se de um conjunto patrimonial exuberante e extraordinário", ressaltou o Coordenador do Projeto da UNIVILLE, Prof. Dr. Fernando Cesar Sossai.

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e o Departamento de Turismo de Morro Grande está recebendo grupos e turistas interessados em conhecer as belezas do município. Mais informações podem ser conferidas nos telefones (48) 99120-9897 e (48) 3420-0332.


Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963