Secretário de Estado de Saúde estará no Extremo Sul

Colegiado de Prefeitos da AMESC se reuniu ontem em assembleia ordinária

O Colegiado de Prefeitos da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) se reuniu nesta quinta-feira (28) em assembleia ordinária. Dentre os assuntos, o presidente Moacir Francisco Teixeira (prefeito de São João do Sul) anunciou a confirmação da agenda solicitada com o secretário de Saúde de Santa Catarina, André Mota Ribeiro, na sede da associação.

O presidente, Moacir Francisco Teixeira, explanou sobre a ida da comitiva de prefeitos na capital do estado na terça-feira, sendo que houve a participação de dez prefeitos na audiência na Secretaria de Infraestrutura. A avaliação de todos foi positiva quanto aos resultados. Anunciou a presença do secretário estadual de Saúde na AMESC no dia 8 de novembro com prefeitos e secretários de Saúde.

Ainda na assembleia, foi dialogado sobre o projeto da UNESC de Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios da AMESC, a ser lançado dia 12, e do programa do SEBRAE de Desenvolvimento Regional da AMESC. "Teremos a multiplicação e a soma de esforços em prol do desenvolvimento do extremo sul. Além de avanços na questão da infraestrutura, estamos com um trabalho pautado para este crescimento estruturado. Nossa região a cada dia cresce mais", destaca o presidente.

Também houve explanação das atividades do Núcleo de Gestão de Convênio do Governo do Estado, que está situado junto da sede da AMESC, na assembleia.

O coordenador da Comissão de Resíduos Sólidos Urbanos, prefeito de Meleiro, Eder Matos, apresentou o andamento da instalação da empresa Ambiental Serra e Mar em Ermo para operar com a destinação final dos resíduos sólidos urbanos da região. "No início do próximo ano deve estar em operação. A localização dela é estratégica para receber os resíduos de toda a região. A partir deste modelo inovador o chamado lixo se transformará em cinza. Além da questão estratégica será um avanço para o meio ambiente. A empresa ainda desenvolverá projetos pedagógicos nas escolas sobre esta questão", explicou.

Durante a assembleia, o prefeito de Jacinto Machado, João Batista Mezzari (Gaiola), presidente do CIMGEPA (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública da AMESC) falou sobre o projeto Recuperar, que presta serviços de recuperação de rodovias estaduais e que vem atualizando os convênios com o estado em virtude da desatualização da tabela de valores.

Ainda, a prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, adiantou que no dia 12 de novembro a UFSC solicitou uma reunião para tratar sobre a oferta de cursos para a região a nível superior, com a presença do reitor e dirigentes de outras instituições federais.




Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963