logo RCN

Prefeitura de Praia Grande implanta Equoterapia na rede pública de saúde

A Secretaria de Saúde vai disponibilizar gratuitamente 16 atendimentos


O atendimento de Equoterapia, método terapêutico e educacional que utiliza os cavalos e auxilia no desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais, já está disponível na rede pública de saúde de Praia Grande/SC. A novidade foi apresentada pela secretaria de Saúde na última sexta-feira, 21 de outubro, no Auditório da Prefeitura Elieth Matias da Silva. 

A Equoterapia utiliza o cavalo como agente promotor de benefícios físicos, psicológicos, educacionais e sociais para pessoas com deficiência física ou mental e/ou necessidades especiais, sendo aplicável nas seguintes situações clínicas: Doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico metabólicas; Sequelas de traumas e cirurgias; Doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais; e Distúrbios de aprendizagem e linguagem. 

As interações com os cavalos, incluindo o primeiro contato, preparação inicial, montagem e manejo final, também desenvolvem novas formas de socialização, confiança e autoestima dos praticantes. 

A secretaria de Saúde vai disponibilizar gratuitamente 16 atendimentos em parceria com Centro de Equoterapia Equosonhos, que tem sua matriz no município de Laguna/SC e instalou recentemente uma filial em Praia Grande. Os pacientes que tiverem indicação e interesse pela Equoterapia devem procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS) para serem submetidos à avaliação. 

O secretário de Saúde, Marcos Alves (Marquinhos), ressalta que apesar de ser uma terapia bastante recomendada, ela tem restrições ou contraindicações. "É imprescindível que os pacientes passem por uma avaliação médica para atestar se poderão ser submetidos a tal atividade", disse o secretário. 

Na reunião de lançamento o prefeito Elisandro (Fanica) destacou os investimentos realizados pela Administração Municipal na área da saúde, possibilitando assim a ampliação do rol de especialidades ofertadas no município e zerando a fila de consultas e exames.  

Além do prefeito e secretário, estiveram presentes no encontro a secretária de Educação Elza Daros, secretária de Assistência Social, Tatiani Homem, vereador Loro Gomes, chefe de Gabinete Kátia Leffa e a equipe da secretaria.

Araranguá sedia ação de saúde da CCR ViaCosteira na BR-101 Sul/SC Anterior

Araranguá sedia ação de saúde da CCR ViaCosteira na BR-101 Sul/SC

No SAMAE de Araranguá é possível negociar débitos em até 24 parcelas Próximo

No SAMAE de Araranguá é possível negociar débitos em até 24 parcelas

Deixe seu comentário