O Programa Voluntário Transformador apoia o AMABio

O setor de Projetos Ambientais Educacionais e Sustentáveis do Sicoob Credisulca termina 2021 com importantes iniciativas

Em 2021 o Sicoob Credisulca aderiu ao programa Voluntário Transformador do Instituto Sicoob. Diretamente Ligado aos Valores do Cooperativismo e Sustentabilidade, que São Praticados pela Credisulca, a primeira grande ação esportes voluntários está sem apoio ao Projeto AMABio, promovendo a manutenção das mudas das estufas canceladas nas escolas das comunidades.

O programa Voluntário Transformador é uma iniciativa do Instituto Sicoob, e tem o propósito de difundir a cultura cooperativista entre os colaboradores, dirigentes e cooperados da instituição. Ao ser integrado ao Setor de Projetos Ambientais Educacionais e Sustentáveis, o programa Voluntário Transformador ganhou maior visibilidade e engajamento por parte dos colaboradores. E, para aperfeiçoar a gestão da prática do voluntariado empresarial dentro das cooperativas, elas contam com uma Pessoa de Apoio Estratégico (PAE), que estrutura e sistematização como ações dos voluntários.

Para aderir ao programa o colaborador precisa, além de boa vontade, realizar um curso de capacitação. A Consultora de desenvolvimento organizacional, Eveline Marcon Francisco Dagostin, relata que as trilhas de capacitação são planejadas de acordo com o perfil e interesse dos voluntários e contribuem com seu desenvolvimento profissional e satisfação pessoal. Eveline reforça que essa estrutura "impacta positivamente em toda a cooperativa, porque as ações são sistematizadas de forma que podemos verificar os resultados do trabalho dos voluntários e programar ações mais assertivas, promovendo maior visibilidade e engajamento ao programa".

A primeira ação estruturada destes voluntários consiste em apoiar o Projeto Amigos da Mata, do Agro e da Biodiversidade, AMABio, que trabalha educação ambiental junto às escolas das comunidades. Encarregados da manutenção de estufas com mudas destarte à recuperação das matas ciliares e nascentes da região, os estudantes têm, em sua rotina, uma série de cuidados e acompanham de perto o desenvolvimento de cada plantinha.

Garantindo participação ativa no desenvolvimento socioambiental da comunidade, os participantes do programa Voluntário Transformador, farão a manutenção estas mudas durante o período de férias escolares. Organizados em escalas que determinam a periodicidade de cada ação, estes pretendem realizar a irrigação, limpeza e todas as atividades necessárias para que estas plantas se desenvolvam de forma sadia até o retorno das aulas presenciais nas escolas.

Jaider de Almeida Rodrigues, o PAE da Credisulca, afirma que "esta ação de apoio à AMABio é apenas o começo, os voluntários estão envolvidos com o programa e com disposição para atuarem nos inúmeros projetos que a Credisulca irá realizar no ano de 2022". Jaider ainda afirma que todos os colaboradores podem se tornar Voluntários Transformadores, mas eles precisam estar cientes da responsabilidade deste trabalho, pois o voluntariado exige comprometimento. O voluntariado oferece ofertas que geram impacto social positivo, trazendo benefícios para a comunidade, e reforçam o sentimento de pertencimento ao cooperativismo.





Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963