Networking Extremo Sul reúne empreendedores de Araranguá e Criciúma para troca de ideias inovadoras

Os encontros já vêm acontecendo há três meses em uma base semanal e agora estão se estruturando ainda mais


Empreendedores das regiões de Araranguá e de Criciúma se reuniram em mais um encontro de Networking Extremo Sul, desta vez o espaço escolhido foi o ecossistema de educação e tecnologia da Franqueadora Instituto Mix de Profissões no Morro dos Conventos, em Araranguá. O evento conta com a parceria de incubadoras e incentivadoras de novas ideias como a Aratec, a startup de eventos esportivos Atletis, Expro UFSC, LABeGIS UFSC, além de empresas como o Instituto Mix Franchising e muitas outras instituições e empresas.  

"Temos o objetivo de colocar Araranguá no mapa da inovação. Destacar as iniciativas locais e fomentar a cooperação entres as hélices (privada, pública, terceiro setor e instituições de ensino). Foram mais de 30 participantes, presentes no evento. Os encontros já vêm acontecendo há 3 meses em uma base semanal e agora estão se estruturando ainda mais", enfatiza o Líder Organizador do SW Araranguá e também fundador da startup Atletis, Gustavo Leme. 

Compartilhamento de ideias e projetos

Um dos destaques da noite foi a recém criada "Bravura", startup desenvolvida pelos jovens Ricardo Battaglin, Igor Enrick e Antônio Chepluki, todos estudantes da UFSC. A máquina de drinks desenvolvida por eles cria drinks por meio da escolha do usuário. Com o celular é possível escolher a bebida e o protótipo, batizado de Popeye, prepara o drink realizando as combinações de forma precisa. 

"O Igor sabe fazer caipirinha muito bem, porém, por conta disso, ele acaba não aproveitando as festas porque só fazia drinks para os amigos. Então em uma festa de aniversário vimos uma máquina que fazia algo semelhante, as pessoas usaram tanto que acabaram queimando o equipamento. O nosso protótipo foi totalmente desenvolvido para ser mais eficiente e tecnológico, além de pensar na qualidade dos drinks com as combinações perfeitas e sob medida", enfatiza Ricardo Battaglin. 

Igor é engenheiro e além de ter certificação em experiência do usuário, adora os hardwares. Já o Antônio também é engenheiro e tem muito conhecimento, aliado a isso eles tiveram o apoio da Expro UFSC, que ajuda os alunos com mentoria e é um programa para pré-incubação e empreendedorismo universitário. Com a ideia pronta, a vontade de tirar o projeto do papel e a mentoria da UFSC, nasceu o protótipo Popeye.  

Evento visa aproximar inovadores do sul catarinense

Este foi um dos primeiros eventos que contou com a participação de jovens, empresários e inovadores das regiões da Amesc e Amrec. A ideia é fazer com que o sul se una mais em prol do empreendedorismo coletivo, visando alcançar outras regiões do estado que já estão à frente quando o assunto são ideias e inovações. 

"Eu já participei de muitos eventos em Criciúma e em Içara. Eu quero me conectar mais com a galera daqui (Vale do Araranguá). Têm muitas experiências que podemos contribuir e compartilhar, todo um ecossistema que podemos aproveitar para crescer pessoalmente e profissionalmente. Aqui no sul do estado estávamos bem individualistas, creio que isso começa a mudar com a aproximação das regiões (Tubarão, Criciúma e Araranguá)", reforça Tainá Ferro Rodrigues de Balneário Rincão e cofundadora da Jump Connect, startup que qualifica jovens e os conecta com o mercado profissional.  



Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963