Ensaios isolantes propiciam segurança

Um laboratório móvel se desloca até a cooperativa


O ensaio isolante, ou testes de equipamentos utilizados para trabalhar com energia elétrica, são realizados pela CERSUL conforme preconiza a NR10 (Norma Regulamentadora).

O processo de análise das ferramentas de trabalho e equipamentos de proteção individual e coletivo (EPIs e EPCs) visam assegurar que os profissionais que lidam diretamente a eletricidade estejam protegidos. Um laboratório móvel se desloca até a cooperativa para fazer o ensaio. Nesta etapa, foram analisados os materiais flexíveis, relata o técnico em segurança do trabalho da CERSUL, Domingos Clauber Colonetti.

O presidente da CERSUL, Jonnei Zanette (Nei), enfatiza a preocupação em garantir a segurança dos funcionários mantendo os testes de isolação em EPI e EPC em dia.

Os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipados com materiais isolantes, destinados ao trabalho com interação com eletricidade, devem ser submetidos a testes elétricos ou ensaios de laboratório periódicos, obedecendo-se as especificações do fabricante, os procedimentos da empresa e na ausência desses, anualmente.

Cada item aprovado nos testes recebe uma etiqueta de rastreamento com número exclusivo para controle e rastreabilidade através de uma empresa especializada contratada pela CERSUL. Os testes foram realizados no final de agosto.

 


Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963