Diácono Tiago é ordenado padre em Araranguá

Religioso foi apresentado pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Maracajá, padre José Aires de Souza Pereira


A Paróquia Sagrada Família, em Araranguá, acolheu na tarde desta sexta-feira, 30, a missa com o rito de ordenação presbiteral do até então diácono Tiago Mota da Silva, de 29 anos. O mais novo padre diocesano recebeu o sacramento diante de seu pai, familiares, padres, religiosas, leigos e leigas, pela imposição das mãos do bispo Dom Jacinto Inacio Flach.

"Todo o povo de Deus que Ele irá te confiar agora é parte da sua família, a nossa Igreja é tua família", destacou Dom Jacinto enquanto o diácono Tiago escutava suas palavras. Para o epíscopo, os céus sempre estão em festa quando na terra um padre é ordenado. "Receberás o Tríplice Múnus, te tornarás rei sacerdote e profeta, algo que seguirá para toda a vida, confie sempre no Espírito Santo, para que em nome de Deus ele toque o teu coração e a tua mente para te acompanhar aonde fores enviado".

Porque assim foi do teu agrado

Com o lema de ordenação "Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado", extraído do Evangelho de Mateus, a Palavra de Deus evidencia o amor dos seus filhos e filhas confiantes no seu desejo bondoso de Pai. Dom Jacinto destacou ainda que o sofrimento é algo presente na vida de muitas pessoas, mas que Deus sempre está de braços abertos para confortar o coração daqueles que sofrem. "O sacerdote tem a missão do serviço, de ir ao encontro das pessoas segundo o coração de Jesus deseja."

O rito da ordenação

O Diácono Tiago foi apresentado pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Maracajá, padre José Aires de Souza Pereira. Seguindo o rito, após a homilia, o diácono fez o diálogo de compromisso e se prostrou diante do altar, durante a ladainha de todos os santos. O candidato foi ordenado presbítero com a imposição das mãos do bispo sobre sua cabeça e a oração consecratória.

Em seguida, foi revestido com os paramentos sacerdotais, com auxílio de seu padrinho de ordenação, padre José Aires. Padre Tiago teve as mãos ungidas com o óleo do Crisma e enlaçadas pelo Bispo; as mesmas foram desenroladas por seu pai, que recebeu a primeira bênção do novo sacerdote. Na sequência, padre Tiago recebeu o cálice e a patena. Os momentos foram acompanhados pelo público presente que sob aplausos acolhia o novo presbítero da Diocese de Criciúma.

Gratidão e consagração

Ao final da missa, o novo padre proferiu sua mensagem de agradecimento. "Agradeço primeiramente a Deus que me chamou a vida e tendo me chamado a essa vocação me guiou e sustentou até aqui. Agradeço a Diocese de Criciúma, nosso bispo e a minha família, por todo amor, incentivo e amparo", disse o novo padre diocesano, estendendo seu agradecimento aos padres, religiosas, paróquias e pastorais em que esteve ao longo de sua caminhada como seminarista e diácono.

O novo padre encerrou convidando toda a comunidade para se consagrar a Maria Santíssima. Padre Tiago realiza sua primeira missa neste sábado, às 10h, na comunidade Menino Jesus, no bairro Sapiranga, em Meleiro. 


Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963