Diácono Rafael é ordenado novo padre da Diocese de Criciúma

Padre Rafael, celebrou às 10h30 sua primeira missa neste domingo, dia 7, na comunidade São Luiz Gonzaga, em Sombrio


Na tarde deste sábado, 6, fiéis participaram da Santa Missa com o rito de Ordenação Presbiteral do então diácono Rafael Borges Peres Martins. A celebração teve início às 15h e foi presidida pelo bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada por dezenas de padres, na Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Sombrio.

O pedido de ordem do candidato e testemunho foi feito pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, padre Daniel Pagani. "Com o auxílio de Deus e de Jesus Cristo, nosso Salvador, escolhemos este nosso irmão para a Ordem do presbiterado", disse o epíscopo acolhendo o pedido.

Faça-se em mim segundo a tua palavra

Durante sua homilia, Dom Jacinto Inacio Flach lembrou da vida de Maria, mãe de Jesus Cristo, e sua profunda relação de renúncia e entrega total ao amor de Deus. "Os padres ordenados estão muito próximos de Maria que, pelo mesmo Espírito Santo, consagram o corpo do Senhor e oferecem a humanidade, este mesmo Cristo que Maria carregou no seu ventre". O episcopo também lembrou que o diácono Rafael é o 15º presbítero natural de Sombrio, algo que certamente tem relação com a oração e participação de todos.

Sob o lema sacerdotal "Faça-se em mim segundo a tua palavra", extraído do Evangelho de Lucas (Lc 1,38), o diácono Rafael escutou atentamente as palavras de Dom Jacinto que também destacou os momentos de dificuldade da sua caminhada. "Você foi perseverante diante das dificuldades e hoje colocas a tua vida a serviço da Igreja, tua vida será transformada", concluiu o bispo.

O rito de ordenação presbiteral

Após a reflexão, deu-se sequência ao rito, com o propósito do eleito, a ladainha de todos os santos e a imposição das mãos e prece de ordenação, feitas pelo bispo. Em seguida, o padre foi revestido com a estola e a casula pelos padres Antônio Júnior e Daniel Pagani, na sequência, teve as mãos ungidas com o óleo do Crisma por Dom Jacinto que, com um tecido branco entrelaçou as mãos do ordenado. Ao se dirigir a sua mãe, o agora padre Rafael teve as suas mãos descobertas e concedeu a primeira bênção.

Acolhido com muitas palmas, o novo sacerdote recebeu um caloroso abraço do bispo, gesto que foi seguido por todos os presbíteros presentes. Padre Rafael passou a exercer então, pela primeira vez, o seu ministério, concelebrando com o bispo e os outros membros do clero.

Agradecimento e consagração

Ao final da celebração, padre Rafael destacou a presença constante de Deus em sua vida, agradeceu ao bispo diocesano, familiares, fiéis que sempre rezaram pela sua vocação, pastorais, movimentos, paróquias por onde passou e aos diversos amigos que fez durante sua caminhada. "Maria acolhe com alegria o dom desse encontro pessoal com o senhor e se doa inteiramente a esse projeto ainda desconhecido, pois ela confia plenamente no amor de Deus, assim também quero como padre gerar Jesus na vida das pessoas", destacou o novo sacerdote da Diocese de Criciúma. Padre Rafael, celebrou às 10h30 sua primeira missa neste domingo, dia 7, na comunidade São Luiz Gonzaga, em Sombrio.



Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963