Arroio: Semana Farroupilha é encerrada com sucesso e com muita integração

Dia do Gaúcho foi celebrado no município com o encerramento do evento e confraternização no Parque Farroupilha


Em Balneário Arroio do Silva o tradicionalismo gaúcho esteve ainda mais em evidência nas últimas semanas. Desde o dia 11 de setembro a cidade realizou a 18ª edição da Semana Farroupilha, um evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, e que tem o envolvimento de grupos tradicionalistas.

Em dez dias, o parque farroupilha foi espaço para apresentações artísticas, declamações, prosas, bailes, integração, chimarrão, pratos campeiros e muita cultura gaúcha. Em torno de 80% da população moradora da cidade é natural do Estado vizinho, por isso, o tradicionalismo é tão evidente e o evento vem se fortalecendo desde 2004.

A programação encerrou nesta terça-feira, dia 20, com a cavalgada de encerramento, com o descerramento das bandeiras e ao apagar a Chama Crioula que foi conduzida pela tradicionalista Denise Costa e o grupo de cavaleiros e cavaleiras. O evento teve como patrão Laci Borck da Silva que, junto ao prefeito Evandro Scaini e a tradicionalista Denise, participou do ato de encerramento do evento.

"Em nome do sr. Laci, nosso patrão da campeira e de todos os piquetes, em nome da secretária de turismo Itaionara, e em nome da Administração e de todos que colaboraram para este maravilhoso evento, quero agradecer a todos de coração. E já deixo o convite para que no próximo ano a gente faça uma nova e grande Semana Farroupilha na nossa nova casa: no Parque Farroupilha Municipal de Balneário Arroio do Silva" destacou o prefeito Evandro Scaini.

Ainda neste ano o acampamento farroupilha foi realizado em espaço temporário e cedido. A partir do próximo ano haverá um espaço fixo e preparado para acolher os tradicionalistas.

O evento de 2022 foi considerado um sucesso e superou as expectativas, considerando que o parque farroupilha recebeu um grande movimento todas as noites.

A Semana Farroupilha deste ano contou com a organização da secretária de turismo, Itaionara Recco, junto ao Patrão Laci e os piquetes que fizeram parte do evento: Regimento Tradicionalista Barriga Verde, Unidos Pelo Cavalo, Campeiros do Arroio, Associação Campeiras do Litoral, Cozinheiros de Tropa, Xirus do Litoral, Amigos das Areias Brancas, Cabanha RL2, Turma do Babado, Cavaleiros Selvagens e Associação Bicho Feliz. 


Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963