28º Açor é sucesso de público

Foi a segunda vez que Sombrio sediou o encontro


A 28ª edição do Açor, a festa da Cultura Açoriana, realizada em Sombrio neste fim de semana foi sucesso de público, na sua retomada após um ano sem o evento presencial devido a pandemia de Coronavírus e um com uma festa semipresencial em Bombinhas em 2021.

Foi a segunda vez que Sombrio sediou o encontro, que esteve na cidade pela primeira vez em 2011.

"Estava tudo muito bem organizado, uma estrutura de festa grande e todos os convidados presentes expondo aquilo que fazem dentro desta cultura que é tão forte em nosso estado, especialmente no litoral", comentou o professor Francisco, coordenador do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC.

A festa iniciou na sexta-feira a noite, no Centro Multiuso Deldi Garcia e logo na abertura oficial, com a presença de autoridades, a presença de público da cidade e de visitantes já foi intensa.

Nos estandes, montados na Avenida Nereu Ramos, muito artesanato apresentado, além dos trabalhos das escolas Municipais que durante todo o ano realizaram ações nas mãos diversas disciplinas, voltadas à cultura Açoriana.

"Quando levamos para a educação estamos valorizando a nossa cultura, fazendo com que as crianças conheçam, se envolvam e trabalhem com aquilo que seus pais, seus avós faziam quando jovens. Conhecendo o passado vamos melhorar nosso presente e construir um futuro ainda melhor", comentou a Gerente de Cultura de Sombrio, Rosângela Garcia Margute.

Nós tá lados e no palco do Multiuso, uma praça de alimentação com almoços e lanches típicos dos Açores e muita apresentação de danças, terno de reis e boi de mamão.

Na manhã de sábado, um desfile com 23 grupos de cidades diferentes e escolas foi realizado no Centro e no domingo pela manhã, uma Missa do Divino Espírito Santo foi realizada na Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, com a tradicional plantação do mastro de São Sebastião.

Ao todo foram mais de 20 municípios e 56 estandes de exposições de história e artesanato do Açor.

"Foi uma festa maravilhosa. Todos que vieram conversar conosco, daqui ou de outros municípios elogiaram nossa estrutura que foi a maior de todas as festas já realizadas. Tudo muito organizado e com integração das equipes da Prefeitura para que tudo se saísse na mais perfeita ordem, valorizando intensamente a cultura Açoriana que é nossa, é do Litoral. Sombrio deu show e estou muito orgulhosa", comemorou a prefeita Gislaine Cunha.


Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963