logo RCN

Colégio Satc resgata cultura popular do Boi de Mamão

Apresentação folclórica ocorreu na tarde desta terça-feira (23) para estudantes do Infantil ao Fundamental


Apresentações culturais, manifestações folclóricas e o resgate das tradições populares são importantes para a perpetuação da história de um povo. Para resgatar uma das apresentações típicas do estado de Santa Catarina, o Colégio Satc fez um resgate da cultura popular por meio do teatro do Boi de Mamão. A expressão folclórica ganhou destaque com a participação dos alunos que darem vida aos personagens e fizeram a formação de um coral cantando as cantigas de roda.

Quem já ouviu falar da Bernunça, o 'dragão do mal' que quer comer as crianças, ou a Maricota, uma mulher muita alta que rodopia e balança os braços. A construção teatral e musical, faz o espetáculo do Boi de Mamão ser tão significativo. "Nas aulas de artes, nós trabalhamos a cultura popular de Santa Catarina por meio das brincadeiras, brinquedos, as lendas, os personagens, mas o Boi de Mamão sempre aparece. Conto a história dessa manifestação folclórica a partir do livro do escritor, Rogério Andrade Barbosa, fazendo com que todas as turmas conheçam essa tradição popular", explica a professora de Artes do Colégio Satc, Sinara Cardoso.

Para que as turminhas da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais pudessem vivenciar de fato essa manifestação histórica, a instituição resolveu reviver a apresentação do Boi de Mamão. "Fizemos o resgate de uma tradição tão expressiva comemorando o folclore. Assim conseguimos mostrar aos nossos alunos, a importância de conhecerem a herança cultural do nosso estado", destaca a coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Satc, Sandra Marcon.


Timbé do Sul realiza ensaio para desfile cívico Anterior

Timbé do Sul realiza ensaio para desfile cívico

Equipe do diagnóstico socioambiental realiza oficinas nos municípios Próximo

Equipe do diagnóstico socioambiental realiza oficinas nos municípios

Deixe seu comentário