logo RCN

Agentes culturais da AMESC e AMREC participam de treinamento

O objetivo da FCC é qualificar e capacitar gestores, trabalhadores e produtores da área da cultura


Gestores municipais de cultura, agentes e trabalhadores da cultura e possíveis multiplicadores locais da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) participaram do Programa de Capacitação em Elaboração de Projetos para Editais de Cultura que a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) realizou, por meio de oficina presencial, na sede da AMESC. A iniciativa tem parceria com a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), o Conselho dos Gestores Municipais de Cultura (CONGESC) e as Associações de Municípios.

O objetivo da FCC é qualificar e capacitar gestores, trabalhadores, produtores da área da cultura, para que possam planejar, escrever e desenvolver estrategicamente projetos no âmbito cultural; ampliar o fluxo de projetos culturais qualificados, principalmente nas áreas com escassez de equipamentos públicos de cultura; descentralizar e democratizar o acesso aos recursos públicos e às linguagens artísticas; fomentar a cadeia produtiva da cultura, com efeitos no desenvolvimento social e econômico de todos os municípios do estado; e promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística catarinense, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais.

A oficina teve duração de 16 horas, em dois dias consecutivos e foi ministrada por servidores da FCC, integrantes das Comissões de Organização e Avaliação dos editais (COA) e do Núcleo de Gestão de Projetos (NUGEP). A participação é gratuita e limitada a 60 pessoas por edição.

A coordenadora de Cultura e Turismo da AMESC, Helen Becker, pontua que houve adesão máxima na capacitação. "O curso foi bem disputado. Foi uma imersão de conhecimento, por meio de exercícios e técnicas. O colegiado de cultura da AMESC trabalhou junto da associação e CONGESC para que o curso fosse ministrado na AMESC. Foi um ganho para a região, pois desde antes da pandemia não recebíamos uma capacitação estadual".

Para o secretário do Colegiado de Cultura da AMESC, secretário de Cultura de Praia Grande, Kauê Bellettini, as formações que a FCC está fazendo em todas as regiões do estado, são de extrema importância para capacitar os agentes culturais e sensibilizar os gestores de cultura, na construção de projetos para os editais do estado, visto que muitas vezes os prêmios não chegam a municípios pequenos. "Foram dois dias de muito aprendizado, onde houve troca de conhecimento por parte da FCC, gestores e artistas que participaram. Essa união entre as regiões da AMESC e AMREC também foi muito significativa para podermos fortalecer a cultura regional".

O presidente do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC) e superintendente da Fundação Cultural de Navegantes, Marcos Venício Montagna, afirma que essa parceria é de extrema importância não só para capacitar os gestores sobre novos editais, mas também para chegar à população de uma forma mais efetiva. "O CONGESC e a FECAM não estão trabalhando exclusivamente em função da gestão municipal, mas dos municípios em geral, que também engloba as pessoas", completa.


Cooperativismo chega na Educação Catarinense Anterior

Cooperativismo chega na Educação Catarinense

IFC oferece formações gratuitas para professores e comunidade Próximo

IFC oferece formações gratuitas para professores e comunidade

Deixe seu comentário