Educação reúne mais de 30 municípios na AMESC

O destaque desta edição do encontro foi o 'Painel de Boas Práticas'

O 4º Encontro Regional da Câmara Técnica de Educação da região Sul (AMESC, AMREC e AMUREL) reuniu mais de 30 municípios na sede da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), ao longo da quinta-feira, ontem, dia 19.

O coordenador institucional da FECAM, Rodrigo Fachini, enfatiza a importância de haver a troca de conhecimento entre os 295 municípios catarinenses. "Estes encontros são oportunidades de dialogar suas vivências".

"Vamos atualizar gestores educacionais, pois o encontro fomentará demandas regionais, integrando profissionais do setor", observa a consultora em educação da FECAM, Lizi Vezintana. A consultora analisa que o encontro também evidenciará a importância da Câmara Técnica de Educação, espaço instalado recentemente pela entidade com o intuito de debater temas de interesse dos educadores, além de organizar formações. O destaque desta edição do encontro foi o "Painel de Boas Práticas". Houve exposições dos municípios de Araranguá, Urussanga, São Ludgero e Tubarão. "As exposições dos painéis de boas práticas faz com que os municípios possam fazer trocas de experiências, principalmente aquelas construídas na pandemia. Faremos uma plataforma na rede FECAM para divulgar essas boas práticas" revela Lizi.

O encontro também teve exposição de Alexandre Santos, pesquisador do INEP, que promoveu palestra e debate sobre os eixos da CONAE e Sistema Nacional de Educação e Leandro Klein pedagogo, pós-graduado em fenômenos juvenis, mestrando em educação, que apresentou programa socioemocional e acolhimento no retorno às aulas na pandemia.

Abriram o encontro, além de Fachini e Lizi; o prefeito anfitrião, César Cesa e a esposa Dione Cesa; a representante da Câmara Técnica da Macrorregião Sul de Santa Catarina e secretária de Educação de Araranguá, Mariluce Rodrigues da Silva Bilck; presidente do Colegiado de Educação da AMESC, secretária de Educação de Sombrio Graziela Caetano Schwartzhaupt; o assessor de educação da AMUREL, Ailton Silveira Junior; a presidente do Colegiado de Educação da AMREC, Maira Regina Luiz; a representante do Conselho de Educação da Amurel Maria Marlene Schlickmann, a vereadora Lena Périco e a assessora de Políticas Públicas da AMESC, Rosangela Paulino Alexandrino.

A Assessoria de Políticas Públicas agradece a participação de todas as pessoas que estiverem na sede da associação, bem como de forma virtual. Destaca ainda, que a AMESC, pela segunda semana consecutiva, recepciona um segundo encontro presencial da região Sul. "Na semana passada também tivemos mais 30 municípios envolvidos na Câmara Técnica de Assistência Social. Nesta retomada dos encontros presenciais, tem sido especial podermos recepcionar e dialogar sobre nossa realidade".





Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963