AMESC conhece o programa 'Penso, Logo Destino'

O IMA promove campanhas de conscientização e arrecadação dos materiais com as instituições parceiras

O IMA (Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina) realizou uma reunião de apresentação do programa "Penso, Logo Destino' na AMESC (Associação Dos Municípios do Extremo Sul Catarinense). O programa visa a conscientização, a mudança de comportamento e a construção do pertencimento para a disposição correta dos resíduos e, consequentemente, para a preservação dos recursos naturais.

O coordenador estadual do programa, Cícero Luís Brasil, juntamente com a colega Vanessa Guimarães Machado, efetuaram a sensibilização na tarde desta terça-feira (15). Em 22 de abril retornam na sede da associação para que os municípios interessados façam a adesão ao projeto. 

O 'Penso, Logo Destino' tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa. Para isso, atua como o mediador entre os comerciantes, administração municipal e população para o descarte adequado dos resíduos, e as entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido. Cícero enfatiza a importância da mobilização dos gestores municipais por meio das coordenações locais para que haja sucesso do cumprimento da finalidade. "Podemos dizer que há retorno imediato com os quesitos de economia, uma vez que não paga-se para enterrar em aterros sanitário os itens da logística reversa que são recolhidos sem custos e as prefeituras pagam para o enterrio, qualidade ambiental por não provocar danos ambientais e atender a legislação em sua destinação, saúde pública por questões diversas por zoonoses como a dengue por não ter os pneus como proliferar os mosquitos e por ter uma alto autoestima em residir em uma cidade limpa que permite destinar os itens de forma adequada e ser um contribuinte da natureza", pontua Cícero

O IMA promove campanhas de conscientização e arrecadação dos materiais com as instituições parceiras. Por meio do recolhimento, os materiais recebem a destinação correta e muitos, inclusive, são transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins, como é o caso do pneu que pode ser usado na construção civil e até na siderurgia.




Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963