Alunas de Sombrio recebem medalha em Olimpíada Nacional de Astronomia

Projetos audaciosos

A Escola Professora Nilza Matos Pereira foi premiada com três de suas alunas, de oitavo e nono ano e entrou para a história com a melhor colocação de uma escola de Sombrio em 24 edições da disputa, realizada em formato de prova objetiva.

As alunas premiadas e o professor responsável pelo trabalho, ao lado da diretora da escola, foram recebidos pela prefeita Gislaine Cunha, e pela secretária municipal de educação, Graziela Caetano da Rosa, no Gabinete, na manhã desta segunda-feira, para receber os parabéns e uma cesta como presente em agradecimento pela conquista.

"É um prêmio que nos enche os olhos, pois é na educação, com oportunidade dada pelo município e aproveitada por estas pré-adolescentes que se dedicam muito no dia a dia, se esforçam e mostram que podem chegar onde quiserem, desde que o poder público lhes dê uma chance, que é o que planejamos sempre na nossa gestão", comentou a prefeita.

Maiara dos de Matos, de 15 anos, medalha de ouro com a nota 8,4, Andryely Carolina Oliveira, de 15 anos com a prata, ambas do 9º ano, e Laís Regina Stuart Velho, de 14 anos, do 8º ano, obtiveram as melhores colocações competindo com escolas públicas e particulares de todo o país. O professor Davi Pacheco Leandro, de ciências, foi quem inscreveu as meninas na Olimpíada e incentiva sempre para que todos seus alunos participem de competições como esta.

"É uma forma de estimular o que eles aprendem em aula. Com as apostilas do Sistema Aprende Brasil, cada professor tem um grande leque de ações a ser feita e eu procuro, além de ensinar a teoria, levar inovação e prática, o que facilita o aprendizado e gera um retorno como este, que me enche de orgulho", comentou o professor.

É o quinto prêmio recebido em 2021 pela escola, conhecida no município como Caic, nome antigo de Centro de Atendimento Integral à Criança, projeto da época de sua construção no início da década de 90.

"Foram duas premiações nacionais, com este, um de Olimpíada de Ciência e esta de Astronomia, também da ciência, uma estadual, de desenho da paz, promovida pelo Lions e duas do IFC Sombrio. Nossa escola tem um corpo docente muito dedicado, que se esforça para levar o melhor conteúdo e as melhores formas de aprendizado para os alunos. Por isso tenho tanto orgulho e hoje estou aqui, babando e admirando estas meninas sendo recebidas pela prefeita de nossa cidade", reforçou Soninha, como é conhecida.


Projetos audaciosos


Em primeira mão, as alunas premiadas viram no celular da prefeita, em imagens, um dos projetos para a escola, que receberá novidades a partir de 2022. As fotos mostradas foram da piscina semiolímpica e da piscina com acessibilidade, que serão construídas na escola, que fica na divisa dos bairros São Luiz e São Francisco.

"Além disso, o ensino integral será implementado na escola, o ensino de línguas inglesa e espanhola e outras oficinas de empreendedorismo, economia básica e robótica estarão a disposição dos alunos aos poucos. Será uma escola modelo, um pontapé inicial para o que planejamos para a educação de Sombrio", conclui a Prefeita.




Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963