Agentes culturais da AMESC e AMREC participam de treinamento

O objetivo da FCC é qualificar e capacitar gestores, trabalhadores e produtores da área da cultura


Gestores municipais de cultura, agentes e trabalhadores da cultura e possíveis multiplicadores locais da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) participaram do Programa de Capacitação em Elaboração de Projetos para Editais de Cultura que a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) realizou, por meio de oficina presencial, na sede da AMESC. A iniciativa tem parceria com a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), o Conselho dos Gestores Municipais de Cultura (CONGESC) e as Associações de Municípios.

O objetivo da FCC é qualificar e capacitar gestores, trabalhadores, produtores da área da cultura, para que possam planejar, escrever e desenvolver estrategicamente projetos no âmbito cultural; ampliar o fluxo de projetos culturais qualificados, principalmente nas áreas com escassez de equipamentos públicos de cultura; descentralizar e democratizar o acesso aos recursos públicos e às linguagens artísticas; fomentar a cadeia produtiva da cultura, com efeitos no desenvolvimento social e econômico de todos os municípios do estado; e promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística catarinense, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais.

A oficina teve duração de 16 horas, em dois dias consecutivos e foi ministrada por servidores da FCC, integrantes das Comissões de Organização e Avaliação dos editais (COA) e do Núcleo de Gestão de Projetos (NUGEP). A participação é gratuita e limitada a 60 pessoas por edição.

A coordenadora de Cultura e Turismo da AMESC, Helen Becker, pontua que houve adesão máxima na capacitação. "O curso foi bem disputado. Foi uma imersão de conhecimento, por meio de exercícios e técnicas. O colegiado de cultura da AMESC trabalhou junto da associação e CONGESC para que o curso fosse ministrado na AMESC. Foi um ganho para a região, pois desde antes da pandemia não recebíamos uma capacitação estadual".

Para o secretário do Colegiado de Cultura da AMESC, secretário de Cultura de Praia Grande, Kauê Bellettini, as formações que a FCC está fazendo em todas as regiões do estado, são de extrema importância para capacitar os agentes culturais e sensibilizar os gestores de cultura, na construção de projetos para os editais do estado, visto que muitas vezes os prêmios não chegam a municípios pequenos. "Foram dois dias de muito aprendizado, onde houve troca de conhecimento por parte da FCC, gestores e artistas que participaram. Essa união entre as regiões da AMESC e AMREC também foi muito significativa para podermos fortalecer a cultura regional".

O presidente do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC) e superintendente da Fundação Cultural de Navegantes, Marcos Venício Montagna, afirma que essa parceria é de extrema importância não só para capacitar os gestores sobre novos editais, mas também para chegar à população de uma forma mais efetiva. "O CONGESC e a FECAM não estão trabalhando exclusivamente em função da gestão municipal, mas dos municípios em geral, que também engloba as pessoas", completa.



Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963