logo RCN

Sombrio prorroga cota única do IPTU permite pagamento no Cartão de Crédito

Sombrio lançou esta semana um sistema capaz de ajudar a aumentar a arrecadação e liquidez do órgão público

A Prefeita de Sombrio assinou na manhã desta terça-feira, 15 de Março, o decreto que prorroga o pagamento do IPTU em Cota única ou sua primeira parcela para o dia 31 de Março. Era exatamente hoje, o vencimento, de acordo com a lei anterior. 

Além disso, Sombrio lançou esta semana um sistema capaz de ajudar a aumentar a arrecadação e liquidez do órgão público, sem precisar aumentar impostos, que amplia a capacidade de pagamento do contribuinte e elimina barreiras geográficas: pagamento de impostos por Cartão de Crédito.

O serviço é o primeiro no Brasil, dentre os clientes Betha e está disponível dentro da solução Cidadão Web. 

"É uma forma de facilitar o pagamento para o cidadão que pode parcelar como quiser no seu cartão de crédito, ou como a sua operadora permitir, enquanto o município recebe a vista, permitindo assim maior arrecadação para trabalharmos ainda mais em prol da sua qualidade de vida. É Sombrio avançando cada vez mais em todos os setores", comenta a prefeita que, há uma semana, lançou o pacote de investimentos, Avante Sombrio.


Município pioneiro


A funcionalidade está inserida na solução Cidadão Web, ou seja, o cidadão consegue efetuar o pagamento dentro da plataforma, sem ser redirecionado para links externos ao site da Prefeitura. 

"Acredito que esta é uma grande oportunidade da Prefeitura se modernizar e incrementar o serviço prestado à população. Nós já identificamos uma alta demanda nisso, pois muitas pessoas já nos questionavam a respeito, tendo em vista a grande facilidade do pagamento via cartão de crédito", pontua Maria Regina de Matos, que atua no setor de Tributação da Prefeitura de Sombrio. "Tem receitas como o ITBI (Imposto de Transmissões de Bens Imóveis) que costumam ter valores altos e muitas vezes pesa no bolso ter que arcar com essa despesa de uma vez só. Com o cartão e a possibilidade de parcelamento, isso facilitará muito para o cidadão; e vai melhorar a arrecadação da Prefeitura", acrescenta.

Servidora pública há 35 anos, Maria Regina acompanhou a digitalização dos processos em Sombrio e fala da importância de o município seguir a evolução tecnológica. "Toda mudança requer adaptação, mas precisamos acompanhar. Nós já esperávamos essa funcionalidade, mas não imaginávamos que fosse feita tão cedo e isso nos deixa muito contentes. Já fomos pioneiros em outras implantações da Betha e acreditamos muito nessa novidade", reforça.


Praticidade, segurança e agilidade


Para o cidadão, uma das principais vantagens, é a possibilidade de pagar tributos em cota única para a Prefeitura, mas com a opção de parcelamento em até 12 vezes no cartão. Tudo é feito on-line, dentro do sistema, sem a necessidade de se deslocar até pontos físicos de pagamentos, nem gerar guias ou mesmo monitorar as datas de vencimento. Os pagamentos podem ser feitos a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, para quem utiliza programas de benefícios do cartão, também poderá acumular e ampliar os ganhos nessas funcionalidades.

Enquanto o contribuinte paga parcelado, a administração pública recebe à vista, em até dois dias úteis depois do pagamento ser efetuado. Sem custo de emissão de boletos bancários e com o benefício de previsibilidade e liquidez na administração.

Pesquisa sobre temporada de verão sinaliza mudanças no perfil dos turistas e impactos nos negócios Anterior

Pesquisa sobre temporada de verão sinaliza mudanças no perfil dos turistas e impactos nos negócios

Alíquota única do ICMS sobre combustíveis para todo o país agora é lei Próximo

Alíquota única do ICMS sobre combustíveis para todo o país agora é lei

Deixe seu comentário