logo RCN

Pesquisa da Fecomércio/SC vai mapear principais gargalos do comércio, serviços e turismo

O objetivo da pesquisa é identificar os gargalos que impactam na competitividade


Está em campo a pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC) que apontará os desafios e principais demandas dos empresários para os novos líderes dos poderes executivo e legislativo. A 3ª edição da "Carta do Comércio" fará um diagnóstico dos entraves enfrentados pela classe empresarial a partir de nove macrotemas, que vão resultar em 33 índices de relevância socioeconômica.

O objetivo da pesquisa é identificar os gargalos que impactam na competitividade do setor terciário para nortear a construção das políticas de gestão de quem ocupará a Casa d'Agronômica e o legislativo nos próximos quatro anos.

Na primeira etapa, os sindicatos filiados encaminharam a pesquisa para a base de representação. A partir da segunda quinzena de junho o questionário estará disponível aos empresários catarinenses.

Os dados e a agenda de proposições serão apresentados aos candidatos e, posteriormente, debatidos em painel antes das eleições. A Fecomércio SC também fará o monitoramento das ações durante o mandato 2023-2026.

Prioridades nas políticas públicas

O documento abordará os seguintes eixos: sistema legal e tributário, recursos humanos, legislação trabalhista, captação de recursos, condições de inovação, comércio exterior, ambiente econômico, administração pública e infraestrutura, além de trazer um ranking dos serviços públicos que devem ser prioridade nas políticas públicas da próxima gestão.

Condições das estradas, portos e aeroportos, tempo de resolução de conflitos administrativos e judiciais, eficiência dos gastos do governo, procedimentos para a captação de crédito em bancos, relacionamento entre as empresas e os polos de inovação, negociação com sindicatos laborais e qualificação técnica para a mão de obra estão entre dados apurados.

Prefeitos da AMREC vão a Brasília tratar da ACP do Carvão com o Ministro Anterior

Prefeitos da AMREC vão a Brasília tratar da ACP do Carvão com o Ministro

Rendimento dos trabalhadores de SC cai 7,4% no primeiro trimestre de 2022 Próximo

Rendimento dos trabalhadores de SC cai 7,4% no primeiro trimestre de 2022

Deixe seu comentário