Lojistas otimistas para o Dia dos Pais

80% dos entrevistados pela FCDL esperam resultado melhor do que o registrado na data no ano passado


O Dia dos Pais, celebrado em 14 de agosto, deve gerar um importante crescimento nas vendas do comércio catarinense. Segundo levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), 80% dos lojistas entrevistados esperam resultado melhor do que o registrado na data no ano passado. Além disso, 68% acreditam em crescimento nas vendas entre 4,1% e 6,1%.

O tíquete médio deve ficar na faixa de R$ 150,00 e os presentes mais procurados, segundo os lojistas, são itens de vestuário e calçados, que receberam 55,4% das citações e são, tradicionalmente, os mais buscados em quase todas as datas comemorativas. De acordo com a pesquisa FCDL/SC, revela que 57,7% dos consumidores deverão fazer as compras com cartão de crédito, e 86,9% dos lojistas deverão fazer alguma promoção ou campanha para estimular as vendas. A pesquisa foi realizada com empresas que atuam no varejo nas 20 cidades com maior potencial de consumo de Santa Catarina.

Varejo mantém trajetória de alta

O volume de vendas do comércio varejista de Santa Catarina avançou 0,3% em abril na comparação do mês imediatamente anterior na série com ajuste sazonal, aponta levantamento da Fecomércio. Esse é o quarto movimento positivo consecutivo, apesar de o ritmo ser menor que fevereiro e março, quando houve alta de 1,8% e 1,3%, respectivamente. A trajetória mantém as expectativas de resultados positivos para o 2º trimestre do ano. Segundo a Federação do Comércio, a inflação está pesando nas vendas do varejo. Esse descompasso é notado na variação acumulada em doze meses: enquanto há desaceleração no ritmo e crescimento com intensidade baixa no volume de vendas de 0,5%, por outro lado, a receita nominal cresceu 17,90%.


Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963