logo RCN

Cooperja realiza dia de cooperar com evento para comunidade

Os participantes poderão conhecer o horto de plantas bioativas, e assistir uma palestra sobre saúde coletiva


Com objetivo de colocar em prática os valores e princípios do cooperativismo, através de programas para o desenvolvimento social da comunidade onde atua, a Cooperja está organizando uma grande ação em toda as unidades agropecuárias e supermercados da rede em SC e RS em homenagem ao dia internacional do cooperativismo, que é comemorado todo primeiro sábado do mês de julho. Serão entregues saquinhos de chás aos clientes, bem como toda explicação, através de vídeo da fabricação dos mesmos, que passam por diversas mãos, desde a colheita no horto de plantas bioativas, secagem, embalagem, até chegar a tantos lares, levando saúde.

A ação em homenagem ao dia do Cooperativismo se estende também durante toda quinta-feira (7), a cooperativa em parceria com a Epagri, Pastoral da Saúde da Paróquia Santa Terezinha, Núcleos femininos da Cooperja e IFC Santa Rosa do Sul, realizarão no CDC, em Jacinto Machado/SC, outra ação envolvendo a comunidade. Com oficinas a base de farinha de Arroz Caçarola, biomassa de banana verde, Panificação com panc's, sabão com tintura de ervas, pomada milagrosa, sal temperado / produção de vinagre de frutas, sabonete artesanal com plantas Bioativas/Medicinais e balinhas de Gengibre.

Segundo a coordenadora social, Elisabete Biz dos Santos, a última ação com oficinas aberta ao público foi realizada em 2019, antes da pandemia. "Mesmo com a pandemia, no dia de cooperar em 2020 realizamos entregas de biomassa de banana verde aos hospitais e asilos nos municípios de abrangência da cooperativa, e entrega de chás em nossa rede de supermercados. Já ano passado conseguimos mobilizar associados, colaboradores e empresas parceiras, e arrecadar mais de 5 mil kilos de alimentos que foram doados as famílias carentes dos municípios de abrangência da Cooperja. Então de uma forma ou de outra fizemos o dia de cooperar acontecer, e este ano estamos felizes de novamente voltar a reunir a comunidade em um dia de grande aprendizado, levando alternativas de saúde para quem tiver interesse", destaca a coordenadora.

Ainda durante o dia os participantes poderão conhecer o horto de plantas bioativas, e assistir uma palestra sobre saúde coletiva com o psicólogo da cooperativa Tiago Vitalli. Os interessados em participarem ainda podem fazer a inscrição através do telefone 35356000 ou com Elisabete no (48) 9 8866-8075.

Sexta-feira volta a ter Feira da Agricultura Familiar Anterior

Sexta-feira volta a ter Feira da Agricultura Familiar

Agricultura e obras recebem novos veículos Próximo

Agricultura e obras recebem novos veículos

Deixe seu comentário