Produtores de arroz de Meleiro colhem uma safra com maior produtividade em relação a 2021

Na média, a produção está na faixa de 150 à 160 sacas por hectare

O Município de Meleiro é o segundo maior produtor de arroz da região do extremo sul catarinense esse é um dos fatores que tem impulsionado o plantio do produto carro-chefe da economia meleirense. Nesta safra em que a colheita está em pleno andamento, o clima foi propício para o desenvolvimento e produtividade, como explica a engenheira agrônoma da EPAGRI, Analice Zaccaron Meurer, "a estiagem ajudou na produção, não faltou água nas canchas e em termos de produtividade teve produtor que chegou a 220 sacas por hectare. Na média, a produção ficou na faixa de 150 e 160 sacas por hectare, levando em conta a produtividade, o que eleva para 1 milhão 850 mil toneladas nesta safra 2021/2022.

"O arroz é o carro chefe da economia, o tempo colaborou, não faltou água, não teve prejuízos na questão da sanidade da planta. A produtividade média poderá chegar até 170, 180 sacas por hectare e quanto ao preço, poderá haver uma melhora, em relação a estiagem que castigou a safra gaúcha. O que prejudicou foi o custo da produção, subiu a ureia, adubo, fungicida, mas não podemos se queixar porque nesta safra tudo foi favorável para nós", avalia o agônomo e Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, CMDR, Antonio Simoni Oliveira.

Para o Prefeito Mattos, o arroz virou a principal economia do município e a produtividade vem num crescente, contribuindo para o crescimento da economia e melhoria da qualidade de vida de todos. "Lamentamos que o preço de mercado não condiz com os custos de produção, mas essa é uma luta que iremos abraçamos junto com as entidades ligadas ao setor primário. O cultivo do arroz é a maior receita de Meleiro", frisa;

Safra lançou nova cultivar

Nesta safra, a Epagri lançou uma nova cultivar de arroz irrigado, SCS 125, com características de alto índice de produtividade, que foram observadas já nas primeiras colheitas. A principal característica da semente é uma maior sanidade e resistência às condições climáticas.



Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963