Cooperja participa de dois painéis no Enmcoop em Campinas

Mais de 150 cooperativas estavam presentes com produtoras rurais e cooperadas


O maior evento de cooperativismo totalmente voltado para mulheres, o Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas (Enmcoop), aconteceu no final do mês de agosto em Campinas/SP, e reuniu representantes de todas as regiões do país. O evento é idealizado e organizado pelo grupo Conecta.

Com temas como agricultura regenerativa, crescimento e fortalecimento das mulheres no cooperativismo, gestão e ESG, inovação e protagonismo, além de mercado e sucessão, cerca de 800 mulheres cooperativistas participaram do evento voltado as mais diversas áreas de atuação, como produtoras rurais, colaboradoras, profissionais que atuam dentro e fora da porteira, pesquisadoras e etc. Mais de 150 cooperativas estavam presentes e muitos painéis tiveram produtoras rurais e cooperadas contando suas experiências.

Um dos painéis do primeiro dia do evento teve a participação da associada, integrante do Núcleo feminino da Cooperja e membra do Conselho Administrativo da cooperativa Rosângela Fregulia da Silva que abordou junto com as demais convidadas o tema crescimento e fortalecimento das mulheres no cooperativismo. "Foi um aprendizado muito grande, só tenho agradecer pela oportunidade. Nos destacamos porque temos a participação das mulheres bem desenvolvida dentro da nossa cooperativa. E é importante cada uma conhecer como funciona sua propriedade, caminhar junto com seu marido, ter participação efetiva em todas as decisões, e não ter medo de fazer parte", destaca ela. Que conta ainda que na sua propriedade, ela e o esposo caminham lado a lado, companheirismo total e resolvem os problemas juntos e vibramos juntos quando as coisas vão bem.

A edição deste ano marcou o retorno presencial e além de uma programação intensa e mais de 85% de mulheres no roll de palestrantes, o ENMCOOP contou com grandes nomes de influenciadoras digitais, além do nadador brasileiro e medalhista olímpico César Cielo, e da palestrante Dani Amaral, um exemplo de superação.

A coordenadora social Elisabete Biz dos Santos participou no segundo dia do painel com o tema Florescendo o protagonismo das mulheres cooperativistas. "Levei um pouco dos trabalhos que realizamos dentro da Cooperja com nossos núcleos femininos. Queremos que cada vez mais as mulheres se destaquem e ocupem o lugar que é delas dentro do cooperativismo. Foi muito bom saber que estamos no caminho certo. Com esta experiencia conseguimos conhecer outras realidades e trazer este conhecimento para nossa realidade", pontua dos Santos.



Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963