Agricultores de Meleiro já contam com o Programa 'Rede Rural de Segurança' da PM

Tanto as rondas, quanto o ingresso no Programa não tem nenhum custo para os moradores

A 3ª Cia de Polícia Militar de Turvo que faz parte do 19º BPM, já certificou mais de 70 propriedades rurais nos municípios de sua área de abrangência, no Programa Rede Rural de Segurança, que tem por finalidade aumentar a segurança no ambiente rural, aproximar e fortalecer os vínculos entre os moradores dessa área e a polícia militar, mobilizando aquelas para atuarem em coparticipação e coprodução com a instituição militar catarinense e desta forma combater os infortúnios gerados por crimes contra o patrimônio e a incolumidade das pessoas residentes em áreas não urbanas. 


Segundo o comandante da 3ª Cia, Capitão André Ferreira de Araújo, o projeto é um tanto quanto complexo e envolve várias fases. "Em um primeiro momento é feita a visita às propriedades rurais, depois um levantamento dos bens e coletados os dados de localização da propriedade por GPS - Georreferenciamento para então, somente ao final, após o atingimento de uma pontuação mínima no quesito segurança, é que ocorre a certificação. Sendo assim, a partir deste ato, a propriedade começa a receber visitas e rondas periodicamente." O comandante afirma ainda que "depois do lançamento do programa a expectativa é que, com a divulgação e parceria dos meios de comunicação da região, possamos aumentar substancialmente as propriedades cadastradas e certificadas. Este apoio dos meios de comunicação e da própria comunidade é de suma importância para o programa". De acordo com o Capitão Araújo, depois das primeiras visitas nas propriedades, algumas situações já foram levantadas pelos moradores, entre elas: o medo de assalto e ou roubo de gado nas propriedades, contudo que este tipo de ocorrência não tem sido registrado pela 3ª Cia. 


Em Meleiro, a família Figueiredo do distrito de Sapiranga foi uma das primeiras a adotar a Rede. "O programa traz uma sensação de segurança maior para quem vive na roça. Quando minha família soube que a PM estava implantando em nosso município foi logo atrás e recomendamos para que todos participem", destaca a filha de agricultores Morgana de Almeida Figueiredo. 

Como Participar


Os interessados em participar do Programa Rede Rural de Segurança, devem entrar em contato através do Whatsapp (48) 9.8472-1129, onde ingressam em uma lista de espera.

Tanto as rondas, quanto o ingresso no Programa não tem nenhum custo para os moradores. A única despesa será em adquirir uma placa, no valor de R$ de 40,00 (pago diretamente para a gráfica) e que ficará na frente da propriedade, alertando que a aquela propriedade faz parte da Rede Rural de Segurança.



Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963