DNIT celebra o Dia Mundial da Água com atividade educativa na BR-285/RS/SC

Intitulada a Capital Catarinense das Montanhas e Águas Cristalinas, Timbé do Sul se destaca no ecoturismo

O tema do Dia Mundial da Água deste ano, comemorado hoje (22), é a valorização da água. De acordo com a campanha da Organização das Nações Unidas (ONU), o valor da água é muito maior do que seu preço - ela tem um valor enorme e complexo na alimentação, cultura, saúde, educação, economia e integridade do ambiente natural. Para celebrar a data nas obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, em Timbé do Sul (SC), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realiza, no dia 24, uma atividade educativa com alunos do Ensino Médio do município.

A Gestora Ambiental do empreendimento apresentará uma série de vídeos que abordam a temática da água na região, destacando a sua importância e os cuidados previstos no licenciamento ambiental da rodovia. Entre as produções, destaque para os vídeos da ecóloga e consultora ambiental da STE S.A., Caroline Voser, explanando a respeito do potencial dos macroinvertebrados bentônicos (pequenos organismos de água doce que vivem sobre o substrato de rios e lagos) como bioindicadores em recursos hídricos. O projeto Canção dos Bichos: Rock & Natureza lançará presencialmente - em formato voz e violão - duas músicas inéditas, compostas especialmente para ocasião, intituladas "Água que é vida" e "Timbé é adrenalina".

Vale salientar que a atividade será realizada seguindo todos os protocolos sanitários do Plano de Contingência para a Educação (PlanCon), documento elaborado pelo Governo do Estado de Santa Catarina em conjunto com as escolas da rede, os quais incluem medidas como a manutenção do distanciamento social e o uso de máscara e álcool gel.

Patrimônio protegido no empreendimento

Intitulada a Capital Catarinense das Montanhas e Águas Cristalinas, Timbé do Sul se destaca no ecoturismo com seus rios, cachoeiras e piscinas naturais que atraem moradores e turistas. Neste contexto, o licenciamento ambiental é uma importante ferramenta de controle sobre as atividades humanas que interferem nos recursos hídricos. É por isso que as obras da BR-285/RS/SC contam com ações de monitoramento para detectar, com a devida antecedência, quaisquer impactos nos rios decorrentes das atividades na rodovia.

Destacam-se, especificamente, os Programas de Monitoramento da Qualidade da Água e Proteção de Recursos Hídricos e de Monitoramento da Fauna - Bioindicadores, que utiliza os macroinvertebrados bentônicos como indicadores de qualidade ambiental. Além disso, por meio da equipe de supervisão ambiental, diversas medidas preventivas são recomendadas, incluindo ações para proteger os solos descobertos, reter sedimentos, drenar as águas pluviais e repor a vegetação suprimida.




Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963