Processo de digitalização recupera jornais da história da Satc

Exemplares do 'Pindorama' e 'Jornal do Carvão' estarão disponíveis online para consulta

Na década de 1970, um jornal circulava quase que mensalmente nos corredores da Satc. As edições do "Pindorama" eram aguardadas pelos alunos do internato do colégio. Ali, além de aprender sobre figuras históricas, eles ficavam sabendo também dos bastidores. Na coluna "Pindofocas" estavam as notícias corriqueiras e engraçadas que envolviam alunos e professores. O acervo faz parte do conteúdo que está sendo organizado e digitalizado pela equipe da Biblioteca e Apoio Didático da Satc.

O processo começou em fevereiro e já recuperou documentos importantes. "Já fizemos a digitalização dos relatórios de gestão da Satc e também da biblioteca desde 1969. Agora, estamos fazendo o mesmo processo com jornais", explica a coordenadora da Biblioteca Sebastião Netto Campos, Vânia Medeiros Ribeiro.

A equipe da biblioteca conseguiu recuperar as edições 4, 5, 6, 8 e 11 do Pindorama. Conforme Vânia, se algum ex-aluno ou professor tiver exemplares em casa e quiser doar, pode fazê-lo. "O material digitalizado vai ficar disponível para consulta via Pergamum", informa a coordenadora. O Pergamum é o sistema que permite acessar o acervo online.

Além do Pindorama, estão sendo digitalizadas as edições do Jornal do Carvão, Jornal do Siecesc e Jornal da Satc. As duas primeiras publicações são ligadas ao Sindicato da Indústria de Extração do Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), trazendo informações do setor e personalidades empresariais.

Já o Jornal da Satc publicou, nos anos 2000, notícias sobre a escola, alunos destaque e atividades que estavam sendo desenvolvidas.

Antes da digitalização é hora de limpeza

O primeiro passo efetuado pela equipe da biblioteca é fazer a limpeza dos exemplares. Eles são higienizados individualmente. Na sequência, são organizados de acordo com a publicação.

O processo de digitalizar é realizado pelos colaboradores do Apoio Didático, que fazem o escaneamento. "Posteriormente, o material é acondicionado corretamente, para que se preserve melhor cada exemplar", esclarece Vânia.

O acervo ficará disponível online para consulta a partir da segunda quinzena de junho. O acesso é feito pela página da biblioteca, no site da instituição (https://unisatc.com.br/biblioteca/).   



Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963