AMESC representa o Sul no Congesc

A escolha da nova diretoria se deu de forma consensual

O secretário de Cultura de Praia Grande, Kauê Mateus Bellettini, foi eleito secretário no Congesc (Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina). O integrante da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) será o representante das três associações municipalistas do Sul do estado.

A coordenadora de Turismo e Cultura da AMESC, Helen Becker, explica que aconteceu a eleição do Congesc, na qual participam representantes das regiões do estado de Santa Catarina. A região Sul é dividida por três associações, tendo a AMESC, AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) e AMUREL (Associação dos Municípios da região de Laguna). Desta, o secretário de Cultura de Praia Grande foi eleito como representante do comitê de gestão do Congesc. Ele assumirá na função de secretário. "Agradecemos o trabalho do gestor de Cultura de Passo de Torres Jaime Luis da Silveira Batista, pelo tempo que ficou como secretário adjunto do Congesc. Ficamos felizes que temos agora o Kauê eleito como representante do Sul. Prosseguimos com o trabalho, pois o setor cultural regional é quem ganha".

Para Kauê Bellettini, é uma honra representar as três associações no Congesc. "Nosso papel dentro do conselho é reivindicar as políticas de cultura junto ao governo do estado, e isso, com certeza, quero estar com todos os municípios, tanto da AMESC, quanto aos demais que represento, para buscar informações, e lutar pelas necessidades que o sul de SC possui no âmbito de cultura, que junto ao Congesc consegue reivindicar questões como a implantação de leis. Um exemplo foi a Lei Aldir Blanc".

Segundo Kauê, será gratificante poder auxiliar para difundir a cultura do Sul em todo estado. "Venho do município de Praia Grande, que foi pioneiro na organização da cultura na AMESC, e o primeiro município a ter plano municipal, fundo e conselho de Cultura. Praia Grande se destaca por ser indutor do turismo e queremos voltar a ser indutores na área de cultura também, auxiliando a todos a trabalharem e valorizarem sua história", enfatiza.

Para o presidente da AMESC, prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira, é muito positivo contar com uma representatividade da associação à frente do Congesc. "Mostra que o extremo sul tem uma força e competência que faz a diferença. Desejamos sucesso ao Kauê neste trabalho, e através da Helen na coordenação de Turismo e Cultura a associação se mantém parceira em prol dos setores".



Endereço:

Avenida Municipal, 1500, Sala 01
Centro, Turvo, SC, CEP: 88930-000
(48) 3525-3963